Extensão Assentamento


Desde o ano de 2008, moradores do Assentamento Rural Horto de Aimorés, localizado na divisa de Pederneiras com Bauru – SP, se interessaram pelo Projeto Bambu coordenado pelo professor Marco Antônio dos Reis Pereira na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Convidados a conhecer o projeto, os agricultoes puderam aprender sobre a cadeia produtiva do bambu, envolvendo desde o conhecimento de espécies, cultivo, manejo e produção de colmos, colheita, produção de mudas, como a confecçao de produtos artesanais.

Primeira visita ao assentamento, em 2009 - Plantio de mudas de bambu

Com o aumento do interesse pela cultura do bambu, alunos do curso de Design foram incorporados ao projeto de modo que, após capacitados, passariam a interagir com os agricultores transmitindo conhecimentos na área do Design e na confecção de produtos em bambu.

Com o sucesso advindo da extensão iniciada, a idéia foi inscrita no edital para o 12º Concurso Unisol (Universidade Solidária), financiado pelo banco Santander. Sendo um dos 10 projetos vencedores, recebeu esse financiamento que foi convertido em uma estrutura de barracão de bambu, construído, junto aos moradores, na área comunitária do assentamento, criando um espaço favorável a fixação no campo, a geração de renda e inserção da comunidade.

Estrutura do barracão projetado para a área comunitária do assentamento


A estrutura possibilitará a capacitação técnica de novos membros, abrangendo desde o cultivo e manejo, tratamento até a construção civil, o design e a confecção de produtos. A idéia é desenvolver um grupo capacitado que atue segundo as ideias da economia solidária.

Esse galpão, feito para facilitar o trabalho no campo, compõe parte da área comunitária do assentamento que futuramente representará um local de convívio e desenvolvimento social a partir de outras construções como biblioteca, sala de informática, parquinho, dentre outros projetos a serem desenvolvidos levando ao lugar ainda mais conhecimento e lazer.

Para a conclusão da obra, contaremos com o financiamento do Instituto 3M que, por meio de um edital, selecionou o nosso projeto com o título de "Consolidação do Projeto Bambu no Assentamento Rural Horto de Aimorés". Assim, pretendemos terminar a construção até o final do ano tornando cada vez mais viável a fixação do homem ao campo.

Conheça o Viverde, a associação agroecológica do assentamento que atualmente é nossa parceira principal nessa empreitada.